top of page
Âncora 1

F.A.I.S.C.A.

 

Pela abordagem integrada do FAISCA são promovidos importantes conceitos de sustentabilidade, cooperativismo e empreendedorismo. O contato com profissionais de experiências diversas permitem um intercâmbio de vivências e dessa interação podem surgir oportunidades para criação de empreendimentos criativos, para capacitação e para circulação artística.

 

Desenvolvido em ambiente universitário desde 2014, FAISCA procura interagir estudantes e a população local, porém não apenas com indivíduos em situação de risco social ou residentes em áreas periféricas, mas com a população como um todo, tendo em vista a amplitude das ações do projeto. Para os artistas e outros empreendedores criativos, o projeto se estabelece como espaço de difusão de suas produções autorais. Para equipe de produção, formada em sua maioria por voluntários, o FAISCA promove valores essenciais como trabalho em equipe, gestão compartilhada, respeito às diferenças e relacionamento interpessoal. No entanto, o maior beneficiário é a população devido ao acesso gratuito às atividades culturais desenvolvidas pelo projeto.

 

Por ser um projeto que abrange manifestações artísticas fora do eixo comercial, o FAISCA oferece para a comunidade oportunidades de acesso a arte e cultura nos segmentos música, artes da cena, exposições de artes visuais, mostra de cinema e literatura, bem como oficinas de formação em dança, produção audiovisual, música, circo e teatro.

 

Na edição 2015, o FAÍSCA mobilizou as cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha e envolveu cerca de 40 voluntários, 150 artistas e diversos prestadores de serviços. Oficinas atenderam aproximadamente 300 inscritos e as apresentações, exibições e exposições cerca de 8 mil pessoas. Para a terceira edição há uma estimativa de público de 10 mil pessoas.

 

A programação do FAISCA 2016 foi definida por meio de chamada pública da qual foram  selecionadas as atrações culturais. A seleção será realizada contou meio por curadoria especializada vinculada à equipe de produção do FAISCA e convidados.  A programação também prevê a inserção de artistas convidados a serem definidos em breve.

Âncora 2

OBJETIVOS 

GERAL

Realizar um festival de artes integradas promovendo a ocupação de espaços públicos nas cidades mineiras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, com programação composta por atividades formativas, espetáculos musicais e teatrais, exposições, mostras e interações socioculturais.


ESPECÍFICOS
.: Oferecer uma programação cultural diversificada para a população incluindo os indivíduos em formas sustentáveis de entretenimento;

.: Incluir as cidades de realização do projeto em evidência nos veículos de comunicação e imprensa como fomentador da cultura na região;

.: Estabelecer um intercâmbio cultural entre artistas, estudantes e comunidade contribuindo para formação de novas manifestações estéticas e conceituais;

.: Interagir a comunidade local e regional por meio de atividades culturais;

.: Contribuir para formação cultural dos indivíduos através de oficinas temáticas;

.: Potencializar a produção local e regional com a disponibilização de espaço para veiculação de suas produções culturais;

.: Apresentar a viabilidade de exposições de artes visuais pelo meio digital/virtual;

.: Difundir as possibilidades das publicações alternativas por meio do fanzine;

.: Descentralizar os espetáculos de alto valor artístico dos grandes centros e atender a região do sul de Minas;

.: Imbuir o senso de responsabilidade socioambiental na comunidade atendida;

.: Apresentar as possibilidades de utilização de materiais que geralmente seriam descartados para produção de peças de artesanato;

.: Propiciar o trabalho em equipe e cooperativismo entre artistas, estudantes, associações e produtores culturais;

.: Despertar no indivíduo o interesse pelas artes, favorecendo assim o surgimento de novos artistas;

.: Fomentar a Economia Criativa e Solidária como forma de obtenção de renda;

.: Utilizar os espaços públicos de cultura e lazer das cidades de realização do projeto;

.: Abrir postos de trabalho temporário na área cultural beneficiando os trabalhadores desse setor;

.: Propiciar o trabalho em equipe e colaborativismo entre artistas, estudantes, associações e produtores culturais;

.: Incentivar a troca entre a comunidade por meio de Feira de Trocas de produtos culturais.

Âncora 3

INCLUSÃO

 

 

DEMOCRATIZAÇÃO

Democratizar o acesso à cultura não é apenas promover eventos com ingressos gratuitos ou preços populares. As ações de divulgação que atinjam a todos os públicos devem ser priorizadas e, efetivamente, realizadas. O FAISCA, além de acesso gratuito, utilizará formas de divulgação para atingir todos os públicos, tornando o projeto realmente democrático, pois leva a todos os grupos sociais o conhecimento da existência do projeto.

 

INCLUSÃO

Todas as atividades do FAISCA serão realizadas em ambientes devidamente preparados para receber portadores de necessidades especiais, rampas de acesso, banheiros preparados e guias (acompanhantes). Nos espaços ao ar livre, serão disponibilizadas diversas cadeiras, tendas, banheiros químicos para maior conforto do público.

 

SUSTENTABILIDADE

Todas as atividades realizadas estarão alinhadas à sustentabilidade. Dessa forma, para amenizar impactos ambientais serão utilizados materiais alternativos na decoração de espaços, mobiliário, entre outras. Nos eventos haverá coleta seletiva e práticas de conscientização ambiental com a colocação de coletores distintos de resíduos sólidos (papel, plástico, vidro, metal e rejeitos), veiculação de informativos a respeito da maneira correta de eliminação dos rejeitos e distribuição de mudas.

  • facebook-icon (1)
  • Flickr Social Icon
  • youtube-icon (1)
bottom of page